sexta-feira, 16 de março de 2012

O Perfil nas Redes Sociais: Quem é você?

Você já prestou atenção em uma coisinha nas redes sociais? Todas elas tem uma descrição - talvez essa seja uma das únicas semelhanças entre todas estas redes. Digo talvez, pois não podemos garantir que seja a única, já que nesse caso o twitter e o GoogleBuzz tem funcionalidades parecidas entre si e o Orkut e o Facebook a mesma situação. As descrições das redes sociais são as mesmas para todas as redes, ainda que simplificadas, temos sempre os mesmos dados a informar.

Uma coisa é certa, essa descrição está ali para ser usada. Estive navegando por alguns perfis nas redes sociais e pude perceber que nem sempre os internautas preenchem esses dados. Você não precisa colocar todos os dados, como por exemplo o seu telefone pessoal. Já que você não está oferecendo serviços profissionais e não é uma pessoa jurídica, não há motivos para colocar dados pessoais desnecessários, correndo o risco de ficarem importunando sua vida com ligações ou até mesmo ameaças de pessoas mal-intencionadas.
Mas pense comigo: um nome como Nick, uma breve descrição da sua vida, cidade e até o e-mail são informações importantes para aqueles que se relacionam com você. O e-mail, diferentemente do telefone, nos dá a opção mais explícita de não leitura, dados os risco de vírus, entre outros. Gostaria de me ater um pouco na questão da descrição. Quando preenchemos este campo, estamos colocando para aqueles que nos seguem e/ou nos acompanham uma informação útil para já de inicio conhecer um pouco sobre nós.

Por exemplo, a minha descrição no Twitter: “CEO da Pensando Digital Consultoria e Marketing. Publicitário, estrategista digital, Palestrante. Dedicado. http://www.comunicando.com.br” quem for me seguir já sabe que sou CEO da Pensando Digital, trabalho com publicidade e sou palestrante, ainda coloquei o link para meu blog. Pensando que quero “vender” meu trabalho estou procurando dar informações sobre meu perfil de trabalho e sobre o que faço. 

Em outras redes a descrição pode ser diferente como por exemplo: “Peça única de uma produção de 3. Sem possibilidade de falsificação. – Já fui esportista (campeão paranaense de natação), hoje um artista (Cia de teatro Expressão de Amor). Tremendamente apaixonado por minha esposa e meu Jesus. Trabalho por alegria.” Mas uma vez,os internautas podem identificar alguns pontos para iniciar uma conversa como Esportes, teatro e casamento.

É importante pensar em qual estratégia cada rede social tem para sua imagem e adequar cada descrição para ela, de maneira que quando o internauta ler sua descrição já possa identificar o que podem conversar ou o que tem em comum, evitando inclusive constrangimentos, de um pensar uma coisa do outro e acontecer exatamente o contrário do pensamento.

Lembre-se que as redes sociais estão aí para aproximar e dar mais oportunidades de relacionamentos, bem como novas chances de conhecer pessoas e empresas a todo tempo. Então pense bem em como utilizar cada rede social e como falar de si mesmo, pois um passo em falso e isso pode lhe custar um bom trabalho para “consertar” sua credibilidade virtual.

Utilize a descrição de suas redes, e procure preencher seu perfil com informações importantes que levem as pessoas a encontrar e se comunicar com você pelo mesmo interesse que tens.

Fiquem na paz, nos vemos nos próximos posts.

Por Willian Vieira



FONTE: O Perfil nas Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!